![]() |
Danilo Reis é Economista, Mestre em Contabilidade e Finanças, Professor de Finanças e defensor do Porto Sul. |
É triste saber que a nossa Região está quebrada por uma quantia que corresponde a menos de 5% do lucro de uma única empresa brasileira: a Petrobras. Em 2012 a companhia que é comandada pelo Governo Federal lucrou R$ 21,18 bilhões. No anúncio da Lei 11.775, que possibilitou a repactuação de algumas dívidas dos produtores de cacau, os bancos oficiais anunciavam valor total de endividamento dos agricultores inferior a R$ 1 bilhão.
Na verdade, não é triste. É extremamente vergonhoso saber que valor tão insignificante, quando comparado aos vultosos investimentos anunciados no PAC, é responsável pela quebradeira de toda a Região Cacaueira. O pior é saber que a sua origem tem relação direta com o maior crime cometido contra a Economia do Cacau: a inserção da Vassoura de Bruxa na lavoura. Afirmo ser crime uma vez que cientificamente já está comprovada a impossibilidade de que a praga tenha atingido as lavouras do Sul da Bahia de forma espontânea. Tenho passado vexame nas minhas andanças por aí como Professor de Finanças em cursos de Pós-Graduação quando tento explicar o inexplicável caso da nossa região.
Amigos de diversos cantos do Brasil não entendem como é possível haver tanta ausência ou apatia dos políticos regionais em assunto tão relevante. Ninguém entende, nem os que aqui residem, como é minúscula e pífia a representação política do sul baiano. Políticos de diversas regiões, a grande maioria representantes natos da capital e região metropolitana, têm conseguido absorver uma parcela significativa dos votos daqui e não vemos a nossa bandeira fincada nos seus discursos e prioridades na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) ou no Congresso Nacional. Daí a minha tendência a apoiar o voto distrital.
O Complexo Intermodal está sendo a luz no fim do túnel da Região Cacaueira. Apenas o anúncio da introdução de equipamentos logísticos como o Porto Sul, a estrada de Ferro Oeste-Leste e um aeroporto internacional, intitulados inicialmente como Complexo Intermodal, já causou um efeito multiplicador na economia. Esse prelúdio já nos mostra o quanto a nossa economia pode se desenvolver. Entretanto, o boom inicial e toda aquela vontade demonstrada pelos atuais governantes de que este projeto se concretizasse no curto espaço de tempo, não mais vemos recentemente. A empresa mais interessada, a BAMIN, já deixa escapar a sua insatisfação e a possibilidade de buscar outros ares, como o Estado de Pernambuco, que tem um Governador pretenso candidato a Presidente da República em 2014 e ávido por mostrar serviço.
Na última reunião do Comitê de Entidades Sociais em defesa de Ilhéus e Região (COESO), realizada no dia 22/03/2013, com a presença do Deputado Estadual Pedro Tavares (PMDB), que faz parte da Comissão Especial Porto Sul na ALBA, os coordenadores criticaram duramente a apatia do Governo do Estado e principalmente o Secretário Rui Costa, a quem creditam a paralisia do processo de legalização da área de Aritaguá, pois o IBAMA liberou a Licença Ambiental Prévia e o Governo não assinou a cessão da área, como previsto no protocolo de intenções já assinado com a BAMIN. A outra questão observada é que estão dando tratamento isolado ao Porto Sul e a Ferrovia Leste–Oeste, mas como tratar isoladamente se a existência de um é condição vital à existência do outro?
No próximo dia 25, na União das Prefeituras da Bahia, será lançado o seminário "Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa!", com previsão de acontecer em 25 de de Abril, na cidade de Barreiras-BA. O Deputado Pedro Tavares se comprometeu em articular na ALBA para tentar colocar a discussão Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Porto Sul em pauta conjunta. Tavares, que é descendente de cacauicultores, mas não tem colégio eleitoral na região, disse: “o cacau durante anos sustentou a Bahia. O Governador Lomanto Júnior ligava para o porto de Ilhéus para saber se tinha receita para pagar a folha. Chegou a hora de tratar a Região Cacaueira com dignidade e com o devido respeito”.
Os coordenadores do COESO definirão os nomes que representarão o conselho nas próximas reuniões da Comissão Especial Porto Sul na ALBA, que tem próxima reunião agendada para 05 de Abril. Os vereadores Raimundo do Basílio (PMDB) e Rafael Benevides (PP) confirmaram presença como representantes da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ainda há uma luz no fim do túnel!
Danilo Reis é Economista, Mestre em Contabilidade e Finanças, Professor de Finanças e defensor do Porto Sul.
Fonte: Photossintese.
0 comentários:
Postar um comentário