
Segundo informações o prefeito de Itacaré Jarbas Barbosa foi internado com suspeita de dengue. O prefeito começou a se sentir mal na última quarta-feira (17), já na manhã do dia seguinte o caso se agravou e ele foi levado para o hospital, onde foi internado e logo depois transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia em Salvador. As primeiras informações que chegam é que o prefeito contraiu dengue tipo 4, porém o diagnóstico com a divulgação do laudo ainda não foi liberado, mas seu estado de saúde é estável, e neste domingo (21), mais exames serão feitos para diagnosticar o real motivo do mal estar.
Nas redes sociais alguns internautas postaram solidariedades a família e alguns postaram orações desejando melhoras ao prefeito, que fez história se tornando o primeiro prefeito eleito pelo povo por três vezes no município....Em breve mais informações...
História da Dengue
O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".
O que é Dengue?
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
O que é Dengue Tipo 4?
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo. Seus sintomas são os mesmos da dengue comum assim como o seu tratamento. Ela é perigosa, pois a maior parte dos brasileiros não é imune a ela ficando vulnerável à contaminação.
Como se manifesta a dengue tipo 4
O período de incubação do vírus varia entre 2 a 15 dias, até que surjam os primeiros sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, vômitos e pintinhas pelo corpo. Estes sintomas duram em média 8 dias e devem ser tratados com a toma de Paracetamol ou Dipirona diariamente para diminuir os incômodos causados pela doença. Hidratação e repouso também são recomendados pelo Ministério da Saúde.
Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes”, explica o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco.
A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4. A possibilidade da reincidência da doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade.
Esta reação exagerada do sistema imunológico é um problema. Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.
Fonte: Itacareurgente.com/Ubaitaba.com
0 comentários:
Postar um comentário