
Depois de muita polêmica e discussão, o Itacaré Urgente esteve na manhã desta segunda-feira (27), reunido com os Agentes de endemias de Itacaré, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou os números do primeiro Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do segundo período de 2013. Que teve inicio no último dia 10 de março e finalizou no dia 14 deste mês de Março.
De acordo com os dados, o índice médio por semana foi de 4,3%. Isso significa que de cada 100 residências, menos de 5 contêm larvas do mosquito transmissor da dengue, apontando para uma situação de extrema atenção, segundo o Ministério da Saúde. A região da cidade que apresentou o maior índice foi da região da Ribeirinha com 8%, porém o Bairro da Passagem com 6,7% foi infelizmente o bairro da cidade que apresentou maior índice por imóvel visitado.
Na região dos Alagados que compreende (Rua São Miguel, Condomínio Conchas do Mar, Pituba, Praia da Concha e Pituba), o índice ficou em 4,6%, com larvas do mosquito presentes nas moradias fiscalizadas. Na região da Boa Vista que compreende (Bairro Santo Ântonio "Bairro Novo", Ladeira Grande) onde o índice foi de 4,3%. Na região do Centro, o percentual ficou em 3,5%. Já as regiões da Marambaia com 1,4%, Taboquinhas com 1,2%, Rua de Palha com 2%, Água Fria com 0,9, foram as que apresentaram o menor percentual de focos encontrados naquela área de abrangência.
Segundo o supervisor de Combate a Dengue, Nailson Silva de Assunção a importância da população se conscientizar e ajudar no combater à proliferação do mosquito através de medidas simples como, por exemplo, não acumular lixo de forma irregular e materiais que podem conter água parada.
“Esperávamos um aumento nos números do (LIRAa) devido ao clima, e o período que agora está mais quente e chuvoso em comparação ao ano passado. Os focos não estão só nos terrenos baldios, mas também dentro de residências. Se todos nós não fizermos nossa parte, corremos o risco da disseminação da dengue”, afirmou o agente.
Atualmente, 12 agentes de endemias realizam vistorias em domicílios e trabalhos de fiscalização em todas as regiões da cidade.
Para combater a proliferação do Aedes aegypti, os agentes municipais de endemias intensificaram os trabalhos nas 09 localidades que apresentaram os maiores índices. Além disso, além dos mutirões de combate a dengue nas regiões onde os focos estão classificados como de alto risco.
PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE A DENGUE




Total de quarteirôes trabalhados na sede –176
Quarteirões positivos na sede –54
Total de quarteirões trabalhados na zona rural –66
Quarteirões positivos na zona rural - 15
Tipos de depósitos onde foram encontrados os focos positivos (sede e zona rural)
A1-caixa d água – total-01
A2-outros depósitos de armazenamento de água – total -25
B-pequeno depósito móveis – 08
C- depósito fixo -0
D1-pneus e outros matérias rodantes -12
D2- lixo (recipientes plásticos,latas,copos descartáveis) sucatas,entulho -128
E- depósito natural - 05
Fonte:Itacaré Urgente.
0 comentários:
Postar um comentário